quinta-feira, 22 de abril de 2010

Seminário Cem Anos de Rachel de Queiroz na 9ª Bienal Internacional do Livro do Ceará


Agradecemos ao Secretário da Cultura do Ceará e aos organizadores do evento a oportunidade de divulgar a obra de Rachel de Queiroz, a grande voz feminina do Modernismo brasileiro.
Durante os dois dias do seminário, 16 e 17 de abril, contamos com uma frequência atenta e participativa no auditório As Três Marias. As palestras, debates, depoimentos foram instigantes e nos trouxeram preciosas informações sobre a vida e a obra de nossa Rachel.
Ficamos felizes porque quatorze escritores cearenses - professores, pesquisadores, estudiosos da obra de Rachel de Queiroz – e três do Rio e de São Paulo aceitaram nosso convite e nos ajudaram a divulgar a obra de Rachel e a mostrar sua importância para a Literatura Brasileira.
A professora e crítica literária, Heloisa Buarque de Holanda, denominou sua fala Rachel, Rachel e preferiu intercalar histórias sobre a amiga com comentários sobre a obra da romancista.O público adorou essa deliciosa conversa informal.
O romancista Antônio Torres contou alguns fatos engraçados retirados de uma crônica de Carlos Heitor Cony sobre Rachel e falou de seu respeito pela escritora e do amor, compartilhado por ambos, pelo sertão.
O professor Benjamin Abdala Júnior falou sobre O Quinze hoje e analisou aspectos que comprovam a atualidade da obra. Após a palestra, os questionamentos e comentários se estenderam e só encerramos os debates porque outro acontecimento teria lugar no auditório

4 comentários:

Litteris disse...

Lourdinha, obrigada por sua visita ao nosso blog.
Obrigada por sua gentileza.
Parabenizo-lhe pelo seu blog.
Abraços

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Olá, Lurdinha,

obrigada pela visita ao Pedra do Sertão? Vim passear de novo por aqui. abraço

Eliane F.C.Lima disse...

Cara Lourdinha,
Nosso amor pela literatura me trouxe aqui. É imensamente prazeroso ver esse estudo disseminado por este nosso imenso país. E seu blogue ajuda a tornar essa tarefa necessária tão gostosa.
Eliane F.C.Lima (http://literaturaemvida2.blogspot.com;
http://conto-gotas.blogspot.com;
http://poemavida.blogspot.com)

Alberto Afonso disse...

Retorno para deixar meu abraço...